Um aspeto fundamental da intervenção do psicólogo consiste na promoção de competências socio-emocionais e na prevenção de problemáticas específicas.
Promoção e prevenção são conceitos distintos, mas complementares. Distintos porque, enquanto os programas de prevenção visam evitar (ou adiar, nos casos em que não é possível evitar) a ocorrência de uma determinada condição que se considera prejudicial ao adequado desenvolvimento e/ou ajustamento psicológico do indivíduo, os programas de promoção visam aspetos positivos para este ajustamento focando-se, por isso, na melhoria da qualidade de vida.
Complementares porque a mesma intervenção pode integrar componentes de prevenção e de promoção. Muitos dos programas de prevenção, para além de adereçarem fatores de risco, incluem atividades que visam a melhoria da qualidade de vida dos indivíduos a quem se dirigem. Acresce que, evitar (ou adiar) a ocorrência de uma condição prejudicial ao indivíduo, é também promover o seu ajustamento e bem-estar psicológico futuro.
Entre as áreas mais comuns de prevenção encontram-se: os comportamentos aditivos, perturbações do comportamento alimentar, violência, comportamentos de risco, obesidade e outros problemas de saúde. Entre as competências mais frequentemente promovidas encontram-se: a autoestima ou autoconceito, a resiliência, as competências de comunicação, de gestão de conflito ou as competências parentais.