Carina Santos (Cédula nº 21755) | Entidade: Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto | Endereco: R. Alfredo Allen, 4200-135 Porto, Portugal | Cidade: Porto | País: Portugal | Telefone: +351 22 607 97 00 | Email: geral@fpce.up.pt
Carina Santos, Maria Emília Costa e Mariana Veloso Martins
Psicólogo
Universal
Competências de comunicação | Parentalidade Positiva nas Famílias de Recasamento, Co-parentalidade, Conjugalidade Positiva
Psicoeducação
Adultos
Familiar
O Jogo Interativo de Promoção de Competências Psicossociais para Adultos em Famílias de Recasamento é um Programa de Intervenção online gratuito que visa a promoção de competências relacionadas com 3 áreas - Parentalidade pelo Novo Cônjuge (madrasta/padrasto), Co-parentalidade em ex-cônjuges e Conjugalidade do Casal recasado. Através do Jogo Interativo, serão simuladas por 3 atores, várias interações familiares que replicam situações-problema da vida real de uma Família de Recasamento. O Jogador é assim convidado a praticar ou a adquirir novas competências, técnicas e pensamento crítico num ambiente virtual de aprendizagem. Sendo virtual, o participante poderá praticar as suas competências e fazer escolhas comportamentais num ambiente seguro. Ao longo dos 3 módulos de Jogo serão apresentados vários vídeos de interação familiar que momentaneamente param, surgindo questões sobre como as personagens devem comportar-se face à situação-problema. Para cada questão surgem diversas opções de resposta sendo que apenas uma é a correta. Todas as opções erradas devolvem ao participante uma mensagem psico-educacional sobre o motivo pelo qual estão erradas. O participante tem acesso ao Jogo durante 30 dias.
Inclui avaliação de resultados pré-pós-teste | Utiliza controlo de grupo | Inclui avaliação em follow-up | Disponibiliza manual com descrição do Programa
Promoção de Competências Conjugais e Parentais Positivas no contexto das Famílias de Recasamento
(1) Promoção de Competências Parentais Positivas pelo Novo Cônjuge (fortalecer as relações padrasto/madrasta-enteado/a; definição de papeis do padrasto/madrasta na Família de Recasamento; desmitificação de mitos e expectativas irrealistas; consciencialização dos comportamentos promotores de conflitos de lealdade nas crianças e os seus impactos negativos; promoção de partilha de significados); (2) Promoção de Competências Co-Parentais Positivas (estratégias de comunicação positiva entre a casa da mãe e a casa do pai); (3) Promoção de Competências Conjugais no contexto especifico dos Casais Recasados (estratégias de comunicação positiva, estratégias de resolução de conflitos, estratégias de gestão do stress, promoção da rede social de apoio, desconstrução de mitos associados às relações de Recasamento, promoção de estratégias de gestão de questões financeiras especificas dos recasados, promoção de estratégias positivas de gestão do divórcio emocional).
Os componentes e métodos que integram este programa baseiam-se na BMT - Behavior Modeling Training (demostração visual de comportamentos; Taylor, Russ-Eft, & Chan, 2005). A abordagem BMT tem a sua sustentação teórica na Teoria da Cognição social de Bandura (1977) e na hipótese de que uma mudança na crença sobre a capacidade de executar com sucesso um determinado comportamento irá mediar o comportamento demonstrado e o início e manutenção desse comportamento. Este programa, sendo implementado sob forma de um Jogo Online Interativo de Simulação, permitirá que, em simulações virtuais que replicam várias situações da vida real, os jogadores possam praticar as suas competências e fazer escolhas comportamentais num ambiente seguro (Wattanasoontorn, V., Boada, I., García, R., & Sbert, M., 2013).
A avaliação é realizada em 2 momentos: antes da intervenção e 1 mês depois. Posteriormente, realiza-se um momento de avaliação de follow-up (2 meses). Indicadores: conhecimento aprendido, atitudes comportamentais face á parentalidade dos padrastos/madrastas, atitudes comportamentais face à co-parentalidade, crenças irrealistas face às Famílias de Recasamento, ajustamento/satisfação conjugal, competências sociais conjugais, funcionamento familiar
Escala de Ajustamento Diádico - Revista (EAD-R; Pereira, M., Moura‐Ramos, M., Narciso, I., & Canavarro, M. C., 2017); Inventário de Habilidades Sociais Conjugais (AGUIAR, J. C. D. S., Matias, M., Barham, E. J., Fontaine, A. M. G. V., & Del Prette, Z. A. P., 2018); Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation (SCORE-15; Vilaça, M., Silva, J. T. D., & Relvas, A. P., 2014); Escala de Crenças face ao Recasamento (Guedes, K. M. U. C., 2019)
Utiizado grupo de controlo | Distribuição experimental e grupo de controlo aleatório | Avaliação em follow-up: 2 meses | Resultados da investigação replicados noutras investigações | Avaliação do programa publicada em revista científica: Gelatt, V. A., Adler‐Baeder, F., & Seeley, J. R. (2010). An interactive web‐based program for stepfamilies: Development and evaluation of efficacy. Family Relations, 59(5), 572-586.