Responsável pela Submissão

Patricia Mendonça Ribeiro (Cédula nº 3153) | Entidade: UMAR | Endereco: Rua da Cruz numero 13 | Cidade: Porto | País: Portugal | Telefone: 919275718 | Email: patriciamaria.ribeiro@gmail.com

Autores

Ana Guerreiro, Ana Paula Canotilho, Cátia Pontedeira, Emanuel Oliveira, Maria José Magalhães, Patrícia Mendonça Ribeiro

Equipa Técnica

Psicólogo | Criminologo/a, Educador/a Social

Nível de Intervenção

Indicada

Tema

Violência | Comportamentos Sexuais de risco - gravidez na adolescência | Riscos psicossociais

Estratégias

Sensibilização | Psicoeducação | Formação de professores | - Aplicação de um programa semi-estruturado com 15 sessões por cada ano letivo - Realização de um seminário onde os/as jovens vão apresentar os seus produtos artísticos realizados nas sessões de prevenção a outros/as jovens

Público-Alvo

Adolescentes

Contexto da Aplicação

Escolar | Comunitário

Descrição Livre

A metodologia deste projeto é particular e inovadora, trabalhando as temáticas ligadas à violência, de forma artística. Durante o ano letivo em que trabalhamos com os/as jovens, criamos produtos artísticos na sequência das temáticas que abordamos ao longoi de 15 sessões espalhadas pelo ano letivo (Direitos Humanos, Direitos das Mulheres, Violência Doméstica, Violência no Namoro, Bullying, Preconceito, entre outras).

Critérios de Qualidade

Inclui avaliação de resultados pré-pós-teste | Utiliza controlo de grupo | Disponibiliza manual com descrição do Programa

Objectivo geral

O objetivo principal do Projeto, é contribuir para as políticas educativas e de formação de forma a minimizar e prevenir a violência e a delinquência juvenil.

Objectivos específicos

- Implementação de programa de prevenção, se acção sistemática, com jovens, explorando diversos temas no domínio da prevenção e comportamentos de violência - Aumentar a sensibilidade dos/as jovens para o respeito pela diferença e pela Igualdade de Oportunidades e empoderá-los/as, como sujeitos e agentes da sua própria mudança - Contribuis para tomada de consciência quanto aos temas desenvolvidos - capacitar os/as jovens na recusa efetiva da violência como forma de relacionamento entre géneros, sensibilizando para novos comportamentos e prevenindo a VG - Desenvolver com jovens valores, atitudes e principios saudaveis nos entido de os capacitar a construir relações afetivas, de amizade e de trabalho, assentes na Paz e respeito por si mesmos e pelos/as outros.

Teoria / Modelo conceptual

A UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta tem investido, desde há 12 anos, na implementação de um Programa de Prevenção Primária da Violência de Género com jovens. A filosofia de uma intervenção precoce fundamenta-se no facto de que os/as jovens de hoje serão os/as futuros/as adultos/as de amanhã, e se os/as envolvermos num trabalho de reflexão e de desconstrução da cultura patriarcal, alcançaremos um dos principais objetivos desta intervenção que é o respeito pelos Direitos Humanos. Esta filosofia foca na circunstância da vulnerabilidade de cada jovem/adolescente a inúmeras violações de direitos e à violência, articulada com a reflexão de como cada um/a pode ser responsável pela mudança individual e pela superação dessa condição de fragilidade. Neste contexto, o/a jovem deverá ter todo o protagonismo, implicando transmutações individuais, coletivas e, mais amplamente, na comunidade. O protagonismo juvenil pode ser ainda mais fomentado através do uso de uma metodologia que envolva ferramentas artísticas. Aliar esta metodologia à prevenção da violência resulta num incentivo para que os/as jovens se reconheçam enquanto sujeitos ativos e numa estimulação de novas formas de relacionamento social. Para além disso, a produção artística pode fornecer aos/às jovens novas sensações de prazer e estimulação sentimental e sensorial e a apresentação de trabalhos culturais juvenis pode servir de reconhecimento da sociedade em geral e por parte dos grupos juvenis mais alargados.

Indicadores da avalição do processo

- indicadores sobre os jovens e a relação com formas de violência e delinquência juvenil; - Indicadores sobre numero de jovens que já sofreram diversas formas de violência

Indicadores da avaliação de resultados

Usou-se um conjunto de ferramentas metodológicas para chegar a uma maior compreensão da realidade: a) notas de terreno da intervenção, que designamos como “registo de sessão” e “registo de reunião”; b) entrevistas em profundidade com especialistas na área; c) questionários quantitativos sobre violência entre pares e violência no namoro; d) trabalhos realizados pelos/as adolescentes e jovens; trabalhos realizados pelps/as formandos/as da formação docente e da formação de técnicos/as, assim como dos registos de avaliação qualitativa das sessões; e) reflexão em equipa para articular a revisão da literatura com a praxis desenvolvida no terreno. - Numero de jovens que consideram situações especificas em questionário como Violência no Namoro e Violência entre Pares.

Investigação

Utiizado grupo de controlo | Distribuição experimental e grupo de controlo aleatório | Resultados da investigação replicados noutras investigações | Avaliação do programa publicada em revista científica: - Livro “CENAS.IGUALDADE” – Programa de Prevenção da Violência e Delinquência Juvenil”, Fevereiro 2016. - Artigo “Integrating the prevention of gender-based violence in the curriculum design and development with high school”. FPCE-UP, Outubro de 2015. - Artigo “Gostar de mim, gostar de ti – Prevenção da Violência nas escolas. Intimidade e violência no namoro: refletir a problemática”, Agosto de 2015 - Artigo “Intimidade e Violência no namoro: refletir a problemática nos/as jovens”, integrada nas Atas do Colóquio Internacional “Os/as jovens e o crime – Transgressões e Justiça Tutelar”, pág. 14, Ces, Maio de 2015.