Responsável pela Submissão

Cátia Branquinho (Cédula nº 14831) | Entidade: Equipa Aventura Social | Endereco: Rua Gonçalo Nunes nº20 R/C C | Cidade: Lisboa | País: Portugal | Email: geral@aventurasocial.com

Autores

Margarida Gaspar de Matos, Cátia Branquinho, Catarina Noronha, Bárbara Moraes, Tania Gaspar

Equipa Técnica

Psicólogo

Nível de Intervenção

Universal

Tema

Auto-Estima ou auto-conceito | Competências de comunicação | Competências socioemocionais | Resiliência | Participação social na infância, flexibilidade psicológica, abertura, curiosidade, autonomia, auto-regulação

Estratégias

Sensibilização | Psicoeducação | Treino de competências parentais | Actividades de lazer | Formação de professores

Público-Alvo

Crianças | Adultos

Contexto da Aplicação

Escolar | Familiar

Descrição Livre

O Learn to Fly|Aprende a Voar é um projeto dirigido a crianças entre os 3 e os 10 anos, com o principal objetivo de promover uma maior participação social e diálogo intergeracional, enquanto incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais e de vida, como a flexibilidade psicológica, abertura, curiosidade, autonomia e autorregulação. O modelo de intervenção baseia-se numa metodologia participativa e nos conceitos da terceira geração de Terapias Cognitivo-Comportamentais/ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso). Desenvolvido num contexto de prevenção universal, tem o seu foco na promoção da saúde, capacitação e participação das crianças, através de uma ação concertada entre os elementos do ecossistema escolar (crianças, docentes, profissionais não docentes e famílias).

Critérios de Qualidade

Inclui avaliação de resultados pré-pós-teste | Inclui avaliação em follow-up | Disponibiliza manual com descrição do Programa

Objectivo geral

O Learn to Fly|Aprende a Voar é um projeto dirigido a crianças entre os 3 e os 10 anos, com o principal objetivo de promover uma maior participação social e diálogo intergeracional, enquanto incentiva o desenvolvimento de competências socioemocionais e de vida, como a flexibilidade psicológica, abertura, curiosidade, autonomia e autorregulação.

Objectivos específicos

O programa Learn to Fly | Aprende a Voar contou com os seguintes objetivos específicos: (1) Promoção da participação social, diálogo entre gerações, através da promoção das competências socioemocionais e da flexibilidade psicológica, com o envolvimento das crianças, educadores, professores e pais; (2) Formação de educadores e professores para a promoção da participação social, diálogo entre gerações e desenvolvimento da flexibilidade psicológica, abertura, curiosidade, autonomia, autorregulação; (4) Formação e promoção de competências de parentalidade nestes domínios; (5) Implementação do programa pelos educadores e professores, com apoio da equipa de investigação, a distância.

Teoria / Modelo conceptual

O modelo de intervenção baseia-se numa metodologia participativa e nos conceitos da terceira geração de Terapias Cognitivo-Comportamentais/ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso). Desenvolvido num contexto de prevenção universal, tem o seu foco na promoção da saúde, capacitação e participação das crianças, através de uma ação concertada entre os elementos do ecossistema escolar (crianças, docentes, profissionais não docentes e famílias).

Indicadores da avalição do processo

Diário de bordo com registo de frequência de sessões e atividades realizadas pelos educadores e professores, participação das famílias, pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças; intervisão mensal.

Indicadores da avaliação de resultados

Crianças: Escala "É Fácil para Mim" (Gaspar & Matos, 2015) Questionário SDQ Fleitich et al., 2004) Questionário de Flexibilidade Psicológica das Crianças (Dixon & Paliliunas, 2018, adaptação)

Investigação

Avaliação em follow-up: 3 meses | Resultados da investigação replicados noutras investigações | Avaliação do programa publicada em revista científica: Matos, M. G., Branquinho, C., Noronha, C., Moraes, B. & Gaspar, T. (2024, in press). "Learn to Fly": Fostering positive child development, intergenerational dialogue, and social engagement. Youth.