Responsável pela Submissão

Paulo José Costa (Cédula nº 129) | Entidade: CONSULTÓRIO DE PSICOLOGIA DR. PAULO JOSÉ COSTA | Endereco: Rua do Comércio, r/c nº21 | Cidade: Leiria | País: Portugal | Telefone: 965001996 | Email: paulojosecosta@gmail.com

Autores

Paulo José Costa, Susana Heleno & Carla Pinhal

Equipa Técnica

Psicólogo

Nível de Intervenção

Indicada

Tema

Treino Parental - PHDA / Perturbações de Comportamento (Perturbação de Conduta e Perturbação de Oposição e Desafio)

Estratégias

Psicoeducação | Treino de competências parentais

Público-Alvo

Crianças | Adolescentes

Contexto da Aplicação

Escolar | Familiar

Descrição Livre

O Programa de Promoção de Competências Parentais: “Juntos no Desafio”, surge da necessidade em apresentar um roteiro estruturado de intervenção para Treino de Aptidões Parentais. Este manual de intervenção comportamental parental, pretende ser simultaneamente, uma fonte de informação e um manual terapêutico a ser utilizado por Pais de Crianças e Adolescentes com diagnóstico de PHDA – Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção, Perturbações de Comportamento (p.e., Perturbação de Conduta e Perturbação de Oposição e Desafio), ou que simplesmente revelem alterações de comportamento que constituam uma dificuldade para aqueles que com ela interajam e se relacionem. Esta proposta de intervenção é apoiada na literatura produzida internacionalmente neste domínio, que sustenta que uma das terapias empiricamente validadas e considerada como mais eficiente no tratamento da PHDA (assim como, das Perturbações de Comportamento em Crianças e Adolescentes), consiste no Treino de Competências Parentais (Steven et al., 2014; Ollendick & King, 2004).

Critérios de Qualidade

Disponibiliza manual com descrição do Programa

Objectivo geral

1) Auxiliar os Pais a identificar e a manipular os antecedentes e as consequências do comportamento da criança, a monitorizar os comportamentos disfuncionais, a utilizar o reforço social através do elogio, a atenção positiva e as recompensas tangíveis ou consistentes ao comportamento apresentado pela criança. 2) Potenciar um complemento de intervenção sistémico complementar ao processo de intervenção psicológica a desenvolver com a criança e adolescente, previamente desencadeado como resultado do diagnóstico clínico.

Objectivos específicos

1) Fornecer pistas para a compreensão dos comportamentos de indisciplina, da desobediência, das “birras” e de outros problemas de comportamento nas crianças/ adolescentes com diagnóstico de PHDA e Perturbação de Comportamento; 2) Proporcionar algumas noções decorrentes das práticas parentais positivas na promoção de comportamentos adequados na criança/ adolescente; 3) Demonstrar que a prevenção dos problemas de comportamento com base em diversas estratégias comportamentais, é um aspecto muito importante no que toca à actuação parental em situações de comportamento(s) disruptivo(s); 4) Acentuar que as manifestações comportamentais da criança assumem determinados contornos, associados com as práticas educativas familiares e parentais. 5) Promover nos Pais a autonomia e autocontrolo nas suas atitudes educativas, justamente pelo reconhecimento do seu valor e singularidade no conhecimento que têm do seu filho e da sua própria situação familiar, incrementando assim o seu papel enquanto promotores de resolução de problemas. 6) Organizar e sistematizar um conjunto de princípios, orientações e estratégias, relativamente à definição e resolução de situações problemáticas.

Teoria / Modelo conceptual

O Treino de Competências Parentais é baseado nos pressupostos da Teoria da Aprendizagem Social, mediante os quais a criança aprende a adoptar uma conduta mais aceitável socialmente, pela via do ensino e monitorização sistemáticos dos agentes educativos principais (os seus Pais). Esse treino, pressupõe o ensino de estratégias de intervenção com base nas contingências, na modificação comportamental, no sistema de recompensas, no custo-resposta e na disciplina positiva (Chronis, Chacko, Fabiano, Wymbs, & Pelham, 2004; cit. por Daly et al., 2007). Em suma, não se pretendem criar novas metodologias de intervenção, mas sim, compreender e interpretar as estratégias já definidas e estudadas pelos modelos comportamentais e cognitivos existentes, sob uma perspectiva psicoeducacional e desenvolvimentista.

Indicadores da avalição do processo

O Programa integra Grelhas de Auto-Avaliação e Monitorização da eficácia de implementação das Sessões (Questionários de Auto-Resposta) (Aplicação Regular - 2 Momentos de Avaliação entre Sessões).

Investigação

Avaliação do programa publicada em revista científica: ► COSTA, P. J.; HELENO, S. & PINHAL, C. (2010). Juntos no Desafio: Um Guia para a Promoção de Competências Parentais para Pais de Crianças e Adolescentes com PHDA e Perturbações de Comportamento. Textiverso: Leiria. ► COSTA, P. J., Heleno, S y PINHAL, C. (2011). “Juntos no Desafio” – Un Guia para la Promoción de Habilidades Parentales para Padres de Niños y Adolescentes com TDAH y Trastornos de Conducta. Libro de Capítulos do IX Congreso Nacional de Psicología Clínica, 319-321. Asociación Española de Psicología Conductual (AEPC): Granada. ► COSTA, P. J.; HELENO, S. & PINHAL, C. (2013). Juntos no Desafio: Um Guia para a Promoção de Competências Parentais para Pais de Crianças e Adolescentes com PHDA e Perturbações de Comportamento. (2ª Edição) Textiverso: Leiria. http://www.juntosnodesafio.com/_wp/wp-content/uploads/2011/10/Poster-Val%C3%AAncia-90x120.pdf https://www.youtube.com/watch?v=PTXOdgDEjL8 https://www.youtube.com/watch?v=3B9JfvnPT2U